1º Seminário Pernambucano de Tecnologia Assistiva


O evento aconteceu no auditório do SEBRAE

Por Dione Silva 


Manoel Aguiar, 71 anos, administrador e empresário, cego desde os 11 anos organizou nesta terça-feira (03) a abertura do 1º Seminário Pernambucano de Tecnologia Assistiva. O evento aconteceu no auditório do SEBRAE,  situado na Rua Tabaiares, número 360, Ilha do Retiro e durou todo o dia.




De acordo com Manuel, o objetivo do evento é discutir a conceituação e os campos de aplicação, além de mostrar as tecnologias assistivas que são responsáveis por dar mais independência e autonomia à vida das pessoas com necessidades específicas e idosas. Ele conta que óculos, andador e colher dobrável também são exemplos de tecnologias assistivas. “É levar luz às pessoas que estão privadas da tecnologia por desconhecimento ou razões financeiras. Vamos apresentar propostas de tecnologias assistiva já disponíveis no estado e que as pessoas poderão ter acesso, como também, o que há de mais moderno com uma mostra de produtos e exposição de veículos adaptados”, explicou.



Em todo o país são 45 milhões de pessoas com alguma deficiência, segundo o Censo de 2010. Em Pernambuco, 27,58% dos habitantes (2,4 milhões de pessoas) têm necessidades específicas e cerca de 10,71% deles estão na faixa acima de 60 anos.




O seminário é uma realização da Proacessi, uma empresa de assessoria e consultoria especializada em acessibilidade e inclusão, fundada em 2013, que desenvolve o trabalho de valorização da diversidade, viabilizando o acesso ao emprego, educação, saúde, cultura e lazer para as pessoas com necessidades específicas. 

O evento continua com sua programação até as 17h desta quarta (04).









Comentários