Itapissuma completa 38 anos de emancipação política


Foto Divulgação/Itapissuma



A terra da caldeirada completa hoje 38 anos de emancipação política. O Município de Itapissuma vem crescendo a cada ano na Região Metropolitana do Recife. Neste ano, a festa em grande estilo, com diversas atividades cívicas, culturais e shows artísticos vão ficar para outra oportunidade pelos  efeitos da pandemia do coronavírus que estamos atravessando, não podemos deixar de lembrar dos nossos valores cívicos, lembrar da memória daqueles que tanto fizeram por esta terra.



História



Itapissuma (pedra negra, em tupi-guarany) era, nos primórdios do Século XVI, uma aldeia indígena, situada às margens do Canal de Santa Cruz. Em 1588, padres franciscanos fundaram uma Vila.

Em 1646, quando Pernambuco vivia sob o domínio holandês, foi construída uma ponte ligando a Vila de Itapissuma à Ilha de Itamaracá - à época capitania do donatário Duarte Coelho. Na década de 1940 a ponte foi substituída uma outra, de alvenaria, atualmente denominada Ponte Getúlio Vargas. No século XVII, por iniciativa do padre português Camilo de Mendonça, foi construída a primeira capela de Itapissuma, a de São Gonçalo de Amarante.


O Distrito foi criado pela lei municipal nº 11, de 30 de novembro de 1892, subordinado ao município de Igarassu. Pela lei estadual nº 8.952, de 14/05/1982, foi elevado à categoria de Município, sendo instalado a 31 de janeiro de 1983.

Desde então, a cidade vem se desenvolvendo. Com uma economia baseada na pesca, durante muito tempo o município tinha apenas a Alcoa como sua principal indústria. Nos últimos dez anos, empresas de grande porte se estabeleceram na cidade, tornando-se um importante polo industrial do estado.


fotos da alvorada e hasteamento

Comentários

  1. Gostei muito do trabalho da Iasmin Dione falando sobre um grande marco da historia de Pernambuco a emancipação da cidade de itapsuma sobre o domínio dos holandeses e da ligação entre itapsuma e Itamaracá 👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário