![]() |
| Adilson Porteiro |
Com sede em Olinda, a agremiação carnavalesca “Porteiro em Folia” completou mais um aniversário de bloco, neste domingo (7), com um almoço apenas com a diretoria, para comemorar os seus 22 anos de desfile. Porém a festa não foi nas ruas como de costume, pois a agremiação não pôde desfilar, por conta do cancelamento do Carnaval 2021, devido a pandemia.
A troça carnavalesca Porteiros em Folia nasceu no dia 07 de fevereiro de 1999, quando surgiu a ideia de criar o bloco, onde seis amigos e porteiros decidiram ir juntos brincar o carnaval nas ladeiras de Olinda. Fábio, Bira, Rudinei, Ricardo, Reginaldo e Adilson, marcavam de ir para a folia “uniformizados “com suas esposas. 2000 ganhou seu primeiro boneco gigante produzido por Paulo de Olinda, quando, na época, o Sr. Rinaldo Lima, mandou fazer o boneco, representando o SIEMEC (Sindicato das categorias dos trabalhadores em condomínio), que hoje é o SIEEC (Sindicato dos Empregados em Condomínio).
O presidente do bloco, Adilson Porteiro, falou sobre a satisfação em continuar a frente desse trabalho que há 22 anos desfila nas ruas de Olinda. “É muito gratificante hoje, continuar como presidente do Porteiro Folia. Uma agremiação dentro da cidade de Olinda, uma cidade cultural, mas que tem o objetivo de representar e garantir aos trabalhadores o seu espaço democrático, dentro do carnaval. E hoje para mim é muito gratificante ter a autorização da diretoria para que eu permaneça ainda na direção”, disse.
O primeiro bonequeiro que deu vida ao ‘Porteiro em Folia’ José Thiago do Carmo, hoje com 35 anos, falou da emoção em carregar o boneco assim que ele ficou pronto para sair da confecção. “No primeiro ano que eu carreguei o Porteiro em Folia, foi quando ele ficou pronto e saiu do local de fabricação. Peguei ele e levei para casa de Adilson, já montando pelas ruas de Olinda. Quando Adilson viu ele ficou muito emocionado, ele chorou. Foi maravilhoso. Eu me sinto orgulhoso de dar vida a esse boneco e ser o primeiro carregador dele”, concluiu.
O presidente destacou ainda a importância da responsabilidade de sobrevivência e preservar a vida. “Não poderia passar em branco essa comemoração. Hoje seria de fato o dia da saída oficial, que coincidentemente caiu na data que ele foi fundado, 7 de fevereiro de 1999. Para mim é muito gratificante, muita emoção está à frente desse boneco, eu digo que através desse boneco o Adilson Porteiro fica imortalizado fisicamente, e quando Papai Do Céu me chamar, vai está aí à disposição dos porteiros, brincando nas ladeiras de Olinda. E eu espero que a próxima direção, quem puder conduzir, que faça com amor e carinho porque tem muitas empresas que abraçam a ideia desse porteiro e vê a sinceridade com o objetivo de colocar ele na rua”, concluiu Adilson Porteiro.
Na ocasião, prestigiando a comemoração dos 22 anos do Porteiro em Folia, esteve presente o Presidente do SIEEC/PE e Vereador do Recife, Rinaldo Júnior.




Comentários
Postar um comentário